Buscar
  • PROWINE Brasil

O que é Indicação Geográfica (IG) e Denominação de Origem (DO) e para que servem?

Ambas nomenclaturas são muito comuns no mundo do vinho. Mas, afinal, você sabe seus significados?





INDICAÇÃO GEOGRÁFICA (IG)


Indicação Geográfica (IG) é um selo que reconhece uma área de vinha determinada dentro de um país pela sua qualidade diferenciada. Esse selo garante que os produtos daquela região apresentam características específicas devido a sua origem. Denominação de Origem (DO) é uma subdivisão mais restritiva dentro da IG.

A regulamentação dessas áreas é extremamente rigorosa. No entanto, não existe uma regulamentação global para as IGs. Cada país utiliza regras próprias e define suas normas para que uma área seja Indicação Geográfica. As normas estabelecem as metodologias de produção e também características dos vinhos.


DENOMINAÇÃO DE ORIGEM (DO)

Assim como as IGs, as DOs servem para designação atribuída em vários países aos vinhos originários e tradicionalmente produzidos numa dada região. No entanto, esse selo contempla não só fatores naturais do meio geográfico, mas também fatores humanos (processos) para determinar a qualidade e caraterísticas de um vinho produzido em determinada região.


-


Em resumo, esses selos não apenas delimitem a área de cultivo como também impõe regras de viticultura e vinificação. Por exemplo, quantidade de videiras permitidas, castas (uvas) permitidas, teor alcoólico. Em geral, os selos protegem os produtores e dão maior segurança ao consumidor em relação à procedência do produto.


Para que o vinho seja rotulado com IG ou DO, sua produção é submetida anualmente a proves e testes a fim de assegurar que a qualidade e características daquela região estão presentes na bebida. As áreas de plantio e as vinícolas também são inspecionadas para garantir que as normas de cultivo e produção estão sendo cumpridas.


Não ter um selo desses não significa que o produto é ruim. Apenas que ele não segue regras predefinidas ou não está em uma área delimitada. A qualidade de produtos com selos de procedência acaba sendo alta pois os produtores têm de seguir a riscas as especificações, garantindo assim o padrão da região.


Ter conhecimento sobre as características dos vinhos produzidos em cada IG pode ser muito importante na hora de escolher ou harmonizar um vinho. Especialistas de vinhos, como Master Sommeliers, são capazes de identificar a Indicação de Origem e safra de um vinho até mesmo em uma prova às cegas. Recomendamos a série Somm, documentário que retrata a história de quatro sommeliers que se preparam para realizar o exame Master of Wine, o mais importante título que um sommelier pode ter, mostrando a pesada rotina de estudos e treinos que os profissionais precisam se submeter.


21 visualizações
Matriz

Rua Mariland, 898, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

Logística

Est. BR 386, 1890, Nova Santa Rita, Rio Grande do Sul, Brasil

Contato
  • Branca Ícone Instagram

© 2020 por PROWINE Brasil.