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Share Eat compartilha 10 ações para restaurantes enfrentarem do Covid-19

O sócio-fundador do Share Eat, Diego Fabris, publicou um documento que traz ações práticas para que os restaurantes reduzam ao máximo os impactos provenientes da quarentena do Covid-19.



O sócio-fundador do Share Eat, Diego Fabris, publicou na semana passada um documento que traz ações práticas para que os restaurantes reduzam ao máximo os impactos provenientes da quarentena do Covid-19.

"Como muito vem se falando, o mercado da gastronomia é um dos mais afetados nessa crise econômica gerada pelo Covid-19. Em mais de 15 anos no mercado, nunca vi nada igual. De uma hora pra outra, restaurantes fecharam seus salões e se viram obrigados a sobreviver do delivery e do take away.

Vários grupos, associações e órgãos do governo estão articulando medidas para amenizar os impactos nos bares e restaurantes do Brasil. No entanto, momentos de crise exigem soluções inovadoras e ajustes rápidos na operação dos negócios." comenta Diego.

Dessa forma, Diego expõe algumas ações que possam contribuir nesse momento tão difícil ao mercado gastrnômico.


01. Venda direta pelo WhatsApp

O WhatsApp hoje é a maior rede social do Brasil. Praticamente todos os celulares estão conectados nele e a capacidade de compartilhamento da plataforma, permite disseminar as novidades dos negócios. Dedique um número somente para essa função no seu restaurante, faça um atendimento personalizado e atencioso.


02. Venda de vale presentes

Outra solução para antecipação de caixa, é a venda de vouchers de vale presente do restaurante. O cliente compra agora e recebe o seu voucher para gastar assim que o confinamento acabar. Por outro lado, o restaurante recebe essa receita antes e pode reorganizar seu fluxo de caixa.


03. Tenha a sua própria operação de Delivery

Antes de se jogar no iFood, Rappi ou Uber Eats, vale também analisar a possibilidade de ter o seu próprio canal de delivery. Isso é interessante por três pontos:

  • seu negócio diminui muito o percentual das compras que ficam com o marketplace;

  • a propriedade dos dados dos seus clientes fica com você e eles podem ser reativados para novas vendas;

  • seu negócio não fica na mão da empresa de delivery que pode resolver restringir o raio de atuação de entregas (prática que foi relatada por vários estabelecimentos nos últimos dias).


04. Adapte o menu do seu restaurante

Nesse momento de reclusão, muitas pessoas mudaram seus hábitos de consumo de delivery. Existe uma tendência pela busca de comida caseira, saudável e com bom custo benefício. Por isso, é fundamental repensar o seu mix de ofertas para o delivery agora. Muitos pratos que funcionam no restaurante enfrentam problemas no modelo de entrega. Um caso clássico é o das batatas fritas que raramente chegam no nível de qualidade desejado.


05. Venda de outros produtos do restaurante

Além de repensar o seu menu, você também pode oferecer outros produtos comprados ou fabricados no seu restaurante. Importante lembrar que para produtos fabricados no restaurante, existem várias regras e leis que devem ser respeitadas. Mas uma vez que você tenha as licenças, vender produtos como molhos, bolos e tortas pode ser um bom caminho para incrementar a receita e aproveitar eventuais ociosidades da cozinha.


06. Promoções com vale compras

As promoções sempre são importantes na briga pela atenção no mercado de delivery. Uma ideia que adoramos é a do envio aos clientes que comprarem no delivery de um vale compras para ser usado na loja após esse período.


07. Kits para cozinhar em casa

Com o confinamento, aumentou também o número de pessoas cozinhando em casa. E que tal ajudar os cozinheiros de primeira viagem ou mesmo os mais avançados a cozinharem reproduzirem receitas do seu restaurante?


08. Crie um curso online 

Se você é bom de câmera e leva jeito pra ensinar, talvez seja a hora de mostrar esse talento pro mundo. Já que muita gente vai cozinhar em casa e vai ter mais tempo para consumir conteúdo online, a oferta de cursos se torna relevante.

09. Venda de eventos

Uma fonte de receita importante para muitos restaurantes está na criação de eventos no seu espaço. Com a impossibilidade da realização momentânea, surge a ideia de criar eventos que serão realizados mais pra frente no calendário, buscando a antecipação da receita da venda.

10. Aumente seu poder de comunicação!

Por último, a ação que pra mim é a mais importante de todas: sua empresa precisa se comunicar muito mais! Muitos restaurantes acabam esquecendo de investir na comunicação e no relacionamento com os clientes ao longo de suas vidas e quando chega um momento de crise, não ter uma base própria e organizada para se comunicar é um problema gigantesco.

Quer saber mais detalhes? No post do Diego, ele ainda traz cases já implementados por negócios nessa área e outros materiais com muito mais informação para ajudá-lo na tomada de decisões nesse momento tão crítico.


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